Sobre a Revista

A Revista Pergaminho (ISSN: 2764-3522) é uma publicação de acesso aberto da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes - AICLA.
É uma publicação interdisciplinar e tem como objetivo divulgar textos nos gêneros: artigo científico, poesia, crônica e conto que ajudem a fortalecer os valores culturais, a identidade e pertencimento do município Itapecuru Mirim, do Estado do Maranhão e sua relação com o contexto Nacional.

Eixos temáticos: Comunicação, Literatura, Geografia, História, Ciências e Artes.

Periodicidade: Semestral.

Recebimento de trabalhos: Fluxo contínuo

Esta revista não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e processamento de manuscritos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista Pergaminho são avaliados por membros de seu Conselho Editorial, como também por pareceristas convidados ad hoc.

 

Política Antiplágio e Código de Ética

Esta revista possui política antiplágio e código de ética, com base em normas e recomendações nacionais e internacionais.

Os editores atuam no âmbito de rejeitar, em absoluto, todas as formas de plágio e só publicarão artigos com a garantia de originalidade dos trabalhos recebidos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.