A educação pública primária no Maranhão

O período oitocentista a partir do ordenamento jurídico

Autores

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n1.32

Palavras-chave:

Instrução primária, Educação pública no Maranhão, Instrumentos Jurídicos

Resumo

O artigo tem como discutir a educação pública primária na província maranhense no período oitocentista, a abordagem faz destaque para as leis, estatutos e regimentos, que orientaram e institucionalizaram a educação no Maranhão. Para essa pesquisa usamos como metodologia a revisão bibliográfica, que serviu como base para nortear e desenvolver as ideias do trabalho, assim como levantar os relatórios do acervo digital da Biblioteca Pública Benedito Leite, que apresenta o marco temporal da educação no período oitocentista. Por meio dos resultados do estudo foi confirmado que a educação implementada na província maranhense tinha restrições e era embasado no interesse da elite vigente, havia interesses que se concentravam em profissionalizar uma parte da população e excluir outra parte, como foi identificado pela Lei de 1854 que Art. 41, $ 4º, a qual relatava que a população escravizada era proibida a frequentar a escola ou seja Art.41, não poderão ser admitidos à matricula, “os escravos”. A conclusão do artigo põe em evidência quão inadequada era o processo de instituição da educação pública primaria que comove o presidente da província e assembleia provincial a discutirem uma jurisprudência que inicia excluindo alguns grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Beatriz Martins. O discurso educacional do Maranhão na primeira República. São Luis: UFMA, 1984.

CASTRO, César A. Leis e regulamentos da instrução pública no Maranhão Império: 1835-1889 (org). São Luís: EDUFMA, 2009.

COSTA, Odaléia Alves da. O livro do povo na expansão do ensino primário no Maranhão (1861-1881). 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

BOTTENTUIT, Aldimar Martins et al. Os discursos dos presidentes da província sobre a instrução pública primária no Maranhão Império no período de 1870 a 1889. 2016.

RAMOS, Danielle de Cássia Afonso. Revista de Instrução e Educação: um olhar sobre a instrução pública e a educação no Maranhão do século XIX. 2017.

BRANCO, Joseilma Lima Coelho Castelo. INSTRUÇÃO PÚBLICA: história da escola primária no Maranhão oitocentista (1834–1889). 2019.

MARANHÃO. Relatório que recitou o Exmo. Vice-presidente da Província do Maranhão Ângelo Carlos Moniz à Assembléia Legislativa Provincial na sessão do dia 3 de maio de 1845. Maranhão: Tipografia Maranhense, 1845.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução Elementar no século XIX. In. LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MONARCHA, Carlos. A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil – séculos XIX e XX), Uberlândia: EDUFU, 2016.

Downloads

Publicado

12.09.2022

Como Citar

TELES, A. A educação pública primária no Maranhão: O período oitocentista a partir do ordenamento jurídico. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 9–18, 2022. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/32. Acesso em: 29 abr. 2024.