Ensino remoto
reflexões sobre o estágio supervisionado em tempos de pandemia
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n1.24Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Tecnologia, COVID-19, Ensino RemotoResumo
Em meio ao cenário pandêmico causado pela COVID-19 e a obrigatoriedade de distanciamento social, a educação passou por adaptações emergenciais e foi necessária a implantação do ensino remoto. Essa readaptação afetou todos os níveis de ensino, incluindo os cursos de graduação, com destaque para as disciplinas de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura. Neste estudo, objetivou-se mostrar a vivência do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental em Língua Portuguesa realizado de forma remota pelos acadêmicos do 7º período do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, campus Zé Doca. Utilizouse como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, subsidiada pelos autores Buriolla (2003), Corrêa (2018), Rojo (2017), Brito (2020), Ribeiro (2020), entre outros e pesquisa de campo, realizada por meio de questionário, aplicado de forma virtual, por meio do Google Forms. Os dados mostraram pontos positivos e negativos do estágio no ensino remoto, tais como, domínio de novas tecnologias e metodologias de ensino e falta de recursos tecnológicos e conexão de qualidade, respectivamente. A realização do estágio em meio a pandemia foi uma experiência desafiadora para os estagiários, no entanto, gerou aprendizagem e desencadeou muitas reflexões sobre questões como a frequência, seja na forma de avaliar e principalmente, na forma de considerar os fatores externos que estão envolvidos no processo de aprendizagem.
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