Os tempos em sua mansa ordem conforme esperas e sofrências: testemunho e leitura em Terra Sonâmbula de Mia Couto

Autores

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.42

Palavras-chave:

Testemunho, Leitura, Humanização

Resumo

Observa-se atualmente um aumento no interesse pela literatura de testemunho por parte dos estudos literários. Essa corrente literária, de acordo com SELIGMANN SILVA (2003), mais do que um gênero em si, é uma face da literatura, geralmente voltada à caracterização de memórias relacionadas a algum trauma ou experiências de sofrimento. Em geral, trata-se da ficcionalização amparada na leitura de uma circunstância histórica, valendo-se do simbólico como forma (e força) de expressão que, embora voltada ao factual, mantém-se livre da prisão do verossímil trivial. Um exemplo dessa situação ocorre no romance Terra Sonâmbula (2007) de Mia Couto, no qual o centro do enredo é o contato do protagonista Muidinga com os escritos de Kindzu, achados nos escombros de uma guerra que destroçou o país onde vive. A relação afetiva que o garoto mantém com aqueles cadernos – que contam, de modo simbólico, da sua resistência - leva Muidinga a superar a monotonia e a morbidez do ambiente de devastação causada pela guerra. A sua capacidade leitora lhe possibilita visitar outras realidades além do sofrimento e dos desafios que é obrigado a enfrentar. A partir destes apontamentos, pretende-se observar e refletir acerca do efeito dos escritos de testemunho sobre quem os lê a ponto de as memórias neles presentes interferirem na sua construção identitária individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Franz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marcelo Franz é graduado em Letras Português Francês pela Universidade Federal do
Paraná (1994), mestre em Letras (Literatura Brasileira) por essa mesma instituição
(1997) e doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo
(2002). Atualmente é professor do curso de Letras Português da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em
Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente
nos seguintes temas: memória e romance, ficção contemporânea, temporalidade, pós-
modernidade.

Referências

BENJAMIN, Walter Magia e Técnica, Arte e Política - Obras Escolhidas - Vol. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 8ª Ed. 2012.

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Duas Cidades, 2004.

COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

FRANZ, Marcelo. Memória vivida, memória lida: a ficção memorialística e a interferência da leitura. In THIEL, Janice C. (et al.). Prismas: visões da leitura na contemporaneidade – estudos literários e da linguagem. Curitiba, Editora Champagnat, 2012.

JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

RIOS, Peron Pereira Santos Machado. A Viagem Infinita :Um Estudo de Terra Sonâmbula. Disponível em: http://www.repositorio.ufpe.br/jspui/bitstream/123456789/7993/1/arquivo8445_1.pdf. Acesso em: 10 out 2015.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, Memória, Literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

SELLIGMAN-SILVA, Marcio. Testemunho da Shoah e literatura. Disponível em: http://diversitas.fflch.usp.br/files/active/0/aula_8.pdf. Acesso em: 12 set. 2015.

Downloads

Publicado

12.02.2024

Como Citar

FRANZ, M. Os tempos em sua mansa ordem conforme esperas e sofrências: testemunho e leitura em Terra Sonâmbula de Mia Couto. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 25–35, 2024. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/42. Acesso em: 28 abr. 2024.