PowerPoint: recurso presente nas salas de aula remotas e presenciais como ferramenta para o ensino de língua portuguesa
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.52Palavras-chave:
TIC, PowerPoint, Língua Portuguesa, Ensino-AprendizagemResumo
Para o presente artigo, buscou-se compreender como e até que ponto o processo de utilização do Power Point influencia na didática metodológica dos docentes em relação ao ensino presencial e remoto de língua portuguesa. Usou-se da proposição de perguntas aplicadas através de questionários com professores de língua portuguesa da educação básica, atuantes no ensino público e privado na cidade de Itapecuru Mirim/MA. Com o objetivo de ratificar a introdução das Tecnologias e Informação e Comunicação (TICs) ao ensino da língua, mediante a presença dessas ferramentas no cotidiano dos alunos. Uma vez que essas tecnologias não devem ser ignoradas no processo de ensino e aprendizagem, o presente estudo buscou trabalhar essa questão do ponto de vista dos professores. Os questionários foram produzidos e aplicados em uma perspectiva qualitativa, possibilitando que os profissionais expusessem suas percepções individuais sobre o tema, objetivando dentre outros aspectos, saber qual a frequência de utilização dessa ferramenta nas aulas, os critérios de uso, materiais produzidos e até mesmo as dificuldades enfrentadas ao utilizar esses programas.Embasado nas concepções de autores como David(2020), Levy(1999) e Cobucci(2022), é um artigo que expõe de maneira enfática TICs no ambiente escolar, destacando de que forma essas novas tecnologias atuam na disseminação dos principais eixos da linguagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COBUCCI, Paula. Novas práticas de ensino de língua portuguesa em ambientes virtuais multifacetados de aprendizagem, Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 22, n. 1, p. 105-124, jan./abr. 2022.
DAVID, Ricardo Santos. Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino da língua portuguesa, Revista de Letras JUÇARA, Caxias – Maranhão, v. 04, n. 02, p.35 - 53, dez. 2020.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. Disponível em: https://www.giulianobici.com/. Acesso em: 27 nov. 2022.
PAULILO, Maria Angela Silveira. A pesquisa qualitativa e a história de vida. In: Serviçosocial em revista / publicação do Departamento de Serviço Social, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual de Londrina. Vol. 1, n. 1, Jul./Dez. 1998.
PIMENTEL, Lisandra Amparo Ribeiro et al. In: SILVA, Emmanuelle Ferreira Requião; OLIVEIRA, Verônica da Cruz (Organizadoras. Multiletramentos para uma prática inovadora na escola contemporânea. Ed. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2021.
REZENDE, Flavia; COLA, Cláudio dos Santos Dias. Hipermídia na educação: Flexibilidade cognitiva, interdisciplinaridade e complexidade, Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.06, n.02, p.94-104, jul-dez, 2004.
SOUSA, Angélica Silva; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos, Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021.
SOUSA, Socorro de Maria Rodrigues et al. Estratégias tecnológicas utilizadas no ensino durante a pandemia. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p.1-10, 04/01/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonia Raiane de Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.