As crianças e a educação infantil pelo olhar pedagógico de Laura Rosa

Autores

  • José Ribamar Neres Costa Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.57

Palavras-chave:

Educação Infantil, História da Educação, Família

Resumo

Este artigo tem dois objetivos principais: a) fazer um resgate histórico de uma obra pouco conhecida, mas que apresenta aspectos relevantes acerca da família e dos processos de ensino e aprendizagem no Brasil e no mundo ao longo da história da educação; b) proceder uma análise comparativa com relação a seu conteúdo e suas implicações na atualidade. O estudo é de natureza qualitativa e está centrado em pesquisa bibliográfica, a partir do método crítico-comparativo entre textos. Os principais teóricos utilizados como suporte ao estudo foram Ariès (2022), Priore (2021), Martorell (2014), Boyd e Bee (2011) e Alves e Araújo (2011), além do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao final da pesquisa, chegou-se a algumas considerações, como, por exemplo: há diferenças explícitas entre os sistemas educacionais adotados em épocas e culturas diferentes; em algumas de suas ideias, Laura Rosa demonstrava estar além de seu tempo, porém, em outros casos, suas concepções educacionais podem ser revistas e contestadas.

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Biografia do Autor

José Ribamar Neres Costa, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão

Graduado em Letras (UFMA), História e Pedagogia (Uninter), mestre em Educação (UCB) e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Uniderp)

Referências

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Publicado

12.02.2024

Como Citar

NERES COSTA, J. R. As crianças e a educação infantil pelo olhar pedagógico de Laura Rosa. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 9–24, 2024. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/57. Acesso em: 28 abr. 2024.