A imagem como texto na adaptação literária de “O Mulato”

Autores

  • Amanda Gomes Cruz
  • Laura Virgínia Tinoco Farias

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v1n1.6

Palavras-chave:

Imagem, Texto, Histórias em quadrinhos, Adaptação, O Mulato

Resumo

Este artigo realiza uma análise da relação entre imagem e texto na adaptação de O Mulato, produzida por Iramir Araujo e Ronilson Freire, em 2019. Desta forma, este trabalho tem como objetivo investigar como ocorreu a transposição da linguagem verbal, do texto literário, publicado originalmente em 1881, por Aluísio Azevedo, para a linguagem quadrinística, em especial para as ilustrações. Para tanto, utilizamos como aporte teórico as proposições de Eisner (1995) a respeito das histórias em quadrinhos e os apontamentos de Camello (2017) e McCloud (2005) sobre adaptação dos clássicos literários para as HQs. A metodologia da pesquisa, em caráter descritivo-exploratório, consistiu num levantamento seletivo de dados bibliográficos, fundamentando o método de análise comparativo, que resultou na extração de trechos da versão em quadrinhos e do texto original. A análise levou a reconhecer que apesar de a adaptação em HQ, possuir aspectos caracterizantes próprios e constituir-se de uma outra linguagem, ela não extingue a essência do Romance escrito por Aluísio Azevedo, sendo possível reconhecer nas ilustrações o enredo da obra fonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRUNHOSA, Suzana. De leitor a produtor: adaptação de Vidas Secas em história em quadrinhos, sob a óptica discente, 2018. 101f. Dissertação (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) - Universidade de Araraquara, Araraquara, 2018.

ARAUJO, Iramir; FREIRE, Ronilson. O Mulato uma história em quadrinhos. São Luís: Sete Cores, 2019.

AZEVEDO, Aluísio. O Mulato. São Paulo: Lafonte, 2019.

CIRNE, Moacy. História e crítica dos quadrinhos brasileiros. Rio de Janeiro: Funarte, 1990.

CAMELLO, Santhyago. Da Literatura aos Quadrinhos: uma análise o fazer quadrinístico nas adaptações de O Alienista e Dois Irmãos, 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

EISNER, Will. Narrativas Gráficas: princípios e prática das lendas dos quadrinhos. (Tradução Leandro Luigi). 2. ed. São Paulo: Devir, 2008.

FERRO, Ana Paula Rodrigues. Clássicos literários adaptados para história em quadrinhos: um recurso para ensinar línguas e despertar para a leitura. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós. ISSN 2179-9636, Ano 4, número 16, Novembro, 2014.

FONTENELE DE PAULA, Maria Luísa. Duas vezes dois irmãos- análise comparativa da obra de Hatoum na literatura e nos quadrinhos. In: 11º Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Libero, 2015. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/02/Maria-Lu%C3%ADsa-F-de-Paula-USCS.pdf. Acesso em: 17 de abril de 2021.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. Trad.: Helcio de Carvalho e Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. (Tradução de Cid Knipel). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

SILVA. Nadilson M. da. Elementos para a análise das Histórias em Quadrinhos. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro, 2001.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

24.12.2021

Como Citar

CRUZ, A. G.; FARIAS, L. V. T. A imagem como texto na adaptação literária de “O Mulato”. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 77–90, 2021. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/6. Acesso em: 3 maio. 2024.