Editorial | v. 3, n. 2, 2023
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n2.80Palavras-chave:
AICLA, Itapecuru Mirim, Maranhão, Brasil, PergaminhoResumo
Leitoras e leitores, estamos de volta com mais um número da revista Pergaminho, periódico da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes (AICLA), que vem sendo publicada deste 2021 e busca difundir a literatura e a cultura com toda a sua diversidade.
A revista eletrônica Pergaminho é uma publicação interdisciplinar e tem como objetivo divulgar textos nos gêneros: artigo científico, poesia, crônica e conto que ajudem a fortalecer os valores culturais, a identidade e pertencimento do município Itapecuru Mirim, do Estado do Maranhão e sua relação com o contexto Nacional em sintonia com seus eixos temáticos: Comunicação, Literatura, Geografia, História, Ciências e Artes.
Neste novo número trazemos uma entrevista com Benedito Buzar, jornalista e escritor que já publicou vários livros nos quais documenta a história política no Maranhão, foi professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e foi seu presidente em três mandatos, além de ter exercido cargos públicos em vários governos do Estado do Maranhão e colunistas de jornais de grande circulação com sua antológica coluna Roda Viva, publicada durante muitos anos.
Buzar é membro fundador da AICLA e foi seu primeiro presidente. Também teve papel importante quando foi diretor do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE), nesse período, publicou uma reedição do livro Murmúrios, da poetisa Mariana Luz, obra que havia muitos anos fora de catálogo, reacendendo o interesse pela obra dessa escritora itapecuruense com trabalhos na poesia e no teatro.
Este número também traz o artigo Des(caminhos) do amor e seus labirintos em Amor Cruel, Amor Vingador de Maria José de Queiroz, da pesquisadora Jaciane Muniz de Aguiar, com uma análise de contos da escritora mineira Maria José de Queiroz.
Há uma seleção de poemas da poetisa Assenção Pessoa a evocarem a cidade de Itapecuru Mirim que em 21 de julho de 2024 completou 154 anos que foi elevada à categoria de cidade.
Há também o conto inédito A ilha dos caranguejos, de Viana dos Santos, que relata uma curiosa aventura pelo rio Itapecuru, o maior rio do Maranhão.
Convidamos a leitora e o leitor para mergulharem nessa leitura.
Downloads
Referências
*
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Inaldo Lima Lisboa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.