O impacto do Whatsapp na escrita formal dos alunos do ensino médio: um estudo de caso

Autores

  • Elandia Albuquerque Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) image/svg+xml

ARK:

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Palavras-chave:

Whatsapp, Escrita padrão, Ensino médio, Tecnologia

Resumo

O presente artigo visa abordar os impactos ocasionado pelo constante acesso a aplicativos de mensagens na escrita padrão dos alunos do Ensino Médio. Neste âmbito, apresenta o WhatsApp como veículo que interfere diretamente para o crescimento dos desvios da escrita formal dos alunos supracitados. A fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa adota os pressupostos de Antunes (2003), Barbeiro e Pereira (2017), como também a BNCC (2018). Para a construção do trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, apoiada em questionários e observação do grupo focal. A pesquisa mostrou que a escrita padrão foi impactada de forma negativa pelo uso de aplicativos de mensagens, tais como, o WhatsApp, uma vez que os alunos não diferenciam as situações de uso da linguagem forma e da não formal.

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Biografia do Autor

Elandia Albuquerque, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

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Referências

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Publicado

12.02.2024

Como Citar

ALBUQUERQUE, E. O impacto do Whatsapp na escrita formal dos alunos do ensino médio: um estudo de caso. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 85–94, 2024. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/48. Acesso em: 28 abr. 2024.