O impacto do Whatsapp na escrita formal dos alunos do ensino médio: um estudo de caso
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.48Palavras-chave:
Whatsapp, Escrita padrão, Ensino médio, TecnologiaResumo
O presente artigo visa abordar os impactos ocasionado pelo constante acesso a aplicativos de mensagens na escrita padrão dos alunos do Ensino Médio. Neste âmbito, apresenta o WhatsApp como veículo que interfere diretamente para o crescimento dos desvios da escrita formal dos alunos supracitados. A fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa adota os pressupostos de Antunes (2003), Barbeiro e Pereira (2017), como também a BNCC (2018). Para a construção do trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, apoiada em questionários e observação do grupo focal. A pesquisa mostrou que a escrita padrão foi impactada de forma negativa pelo uso de aplicativos de mensagens, tais como, o WhatsApp, uma vez que os alunos não diferenciam as situações de uso da linguagem forma e da não formal.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: editora, Parábola, 2003.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), A Redação no ENEM, Cartilha do participante, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 2018.
BARBEIRO, Luís Felipe; PEREIRA, Luísa Álvares. O ensino da escrita: a dimensão textual. Ministério da Educação: Direção Geral de inovação e de Desenvolvimento Curricular Lisboa, 2007.
CORDEIRO, Pedro. Linguagem padrão: o que é e sua importância. Recanto das Letras,2012. Disponível em: ttps://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3859269/ acesso em:29 de abril de 2023.
MATTAR, João; CZESZAK, Wanderlucy; DÍAZ, J.G.; MOSER, C.A.; SILVA, J.F.; SILVA, M.A. Educação na contemporaneidade: Aprendizagem, uso da tecnologia e metodologias ativas no ambiente escolar; – Palmas: EDUFT, 2021, p. 255.
MARTINSS, Rita Maria Pires. Metodologias ativas e Tecnologias Digitais nas Aulas de Produção Escrita em Língua Portuguesa: Uma sugestão de Aplicabilidade. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Pampa, LETRAS, PORTUGUÊS, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elandia Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.