As tecnologias digitais na escola: utilizando o Kahoot como recurso didático

Autores

  • Marco Antonio da Silva de Souza UEMA

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.50

Palavras-chave:

Tecnologia, Digital, Letramento, Educação, Kahoot

Resumo

As novas tecnologias chegaram no seio da sociedade de modo que as pessoas estão sempre em busca dessas novidades para consumir. Neste percurso, os profissionais da educação buscam trazer para dentro da nossa sala de aula essas novas tendências tecnológicas, como também diversificar os métodos de ensino, contribuindo para o processo de aprendizagem de cada aluno. Este trabalho tem como objetivos mostrar a importância e como é possível utilizar uma plataforma digital para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem. Como referências a esta pesquisa, recorremos a alguns teóricos, dentre eles, Sousa, et al. (2015) que vai tratar da facilidade dos jovens na utilização das TICs e TDICs, Ribeiro (2014) que trará o conceito de tecnologias digitais da informação e Ribeiro e Coscarelli (2005), trazendo as contribuições acerca do letramento digital. Como metodologia, trabalhamos com a ministração de aulas acerca do tema do letramento e posteriormente utilizamos a plataforma digital escolhida para a aplicação de perguntas em formato de Quiz. Na coleta de dados, observamos como os alunos conseguem interagir de uma forma bem significativa ao uso dessas tecnologias em sala de aula, bem como conseguem fixar o conteúdo trabalhado através dos jogos produzidos no Kahoot. E a partir dessas pesquisas, podemos concluir que a utilização de tecnologias digitais em sala de aula contribui significativamente ao processo de ensino-aprendizagem e possibilita aos alunos e professores a interação com o mundo digital e, também, o desenvolvimento do multiletramento, que contribuirá positivamente com o crescimento intelectual e social de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Taise Araújo da Silva. Tecnologia de informação e comunicação (TIC) nas escolas: da idealização à realidade. Lisboa 2009. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/1156/1/Taises%20Araujo%20-%20versao%20final%20da%20dissertacao.pdf. Acesso em: 22 ago. 2022.

COELHO, Christianne Coelho de Souza Reinish; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Espaços digitais para melhor aprendizagem. Diálogo Educ. v. 7, n. 22, p. 165-174, Curitiba, set./dez. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v07n22/v07n22a11.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-digital. Acesso em: 22 nov. 2022.

GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013. Disponivel em: https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=upload/cms/revista/sumarios/177.pdf&arquivo=sumario2.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.

Letramento digital. Kahoot, 2022. Disponível em: https://create.kahoot.it/user-reports/live-game/7f375535-bcf5-43b0-bff4-59ff7a4b8e5f/cefdb08e-4c30-4e7a-990c-011e6eb17c0b/1669224930981/summary. Acesso em: 20 nov. 2022.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LIRA, Marcia. Você sabe o que é Kahoot? Entenda aqui como funciona! B2B Stack. 2021. Disponível em: https://blog.b2bstack.com.br/kahoot/. Acesso em: 18 nov. 2022.

MARTINS, Sandra Mara; BASTOS, Carmen Célia. Função social da escola: premissa para superação. Paraná 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_sandra_mara_martins.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

O que é pix? Gov.br, Brasil 2020. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix. Acesso em: nov. 2022.

OLIVEIRA, F. J. S.; REIS, D. A. F. Uso de tecnologias digitais em pesquisas de opinião: discussões sobre o componente afetivo do letramento estatístico a partir do modelo de Iddo Gal. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 3, n. 2 p. 199-223. Paraná 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/download/22449/pdf/84705. Acesso em: 23 nov. 2022.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seis elementos para a ação. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.19, n.2, p. 91-111, CEFET-MG Fapemig jul./dez. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/marco/Downloads/15260-52947-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: nov. 2022.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia digital. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/tecnologia-digital. Acesso em: 22 nov. 2022.

SANTOS, Patrícia Basseto; BIZELLI, José Luiz. O Papel dos Games na Construção de Conteúdos Midiáticos Educativos. Intercom, Pernambuco, 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1225-1.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.

SILVA, Renildo Franco; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, ano 1. nº 1. p. 23‐35. CEARÁ, 2014. Disponível em:https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf . Acesso em: 15 nov. 2022.

SOUSA, Carlos Ângelo (Org.), et al. Juventudes e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens, 1 ed. Liber Livro, Brasília:, 2015. Disponível em: https://socialeducation.files.wordpress.com/2016/03/juventudes-e-tecnologias-_site.pdf. Acesso em: nov. 2022.

VARELA, Luíz. O Que é o Kahoot? Educa Tech. 31 de janeiro de 2019. Disponível em: https://www.educatech.pt/kahoot/. Acesso em: 20 nov. 2022.

Downloads

Publicado

12.02.2024

Como Citar

DA SILVA DE SOUZA, M. A. As tecnologias digitais na escola: utilizando o Kahoot como recurso didático. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 57–71, 2024. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/50. Acesso em: 28 abr. 2024.