As tecnologias digitais na escola: utilizando o Kahoot como recurso didático
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.50Palavras-chave:
Tecnologia, Digital, Letramento, Educação, KahootResumo
As novas tecnologias chegaram no seio da sociedade de modo que as pessoas estão sempre em busca dessas novidades para consumir. Neste percurso, os profissionais da educação buscam trazer para dentro da nossa sala de aula essas novas tendências tecnológicas, como também diversificar os métodos de ensino, contribuindo para o processo de aprendizagem de cada aluno. Este trabalho tem como objetivos mostrar a importância e como é possível utilizar uma plataforma digital para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem. Como referências a esta pesquisa, recorremos a alguns teóricos, dentre eles, Sousa, et al. (2015) que vai tratar da facilidade dos jovens na utilização das TICs e TDICs, Ribeiro (2014) que trará o conceito de tecnologias digitais da informação e Ribeiro e Coscarelli (2005), trazendo as contribuições acerca do letramento digital. Como metodologia, trabalhamos com a ministração de aulas acerca do tema do letramento e posteriormente utilizamos a plataforma digital escolhida para a aplicação de perguntas em formato de Quiz. Na coleta de dados, observamos como os alunos conseguem interagir de uma forma bem significativa ao uso dessas tecnologias em sala de aula, bem como conseguem fixar o conteúdo trabalhado através dos jogos produzidos no Kahoot. E a partir dessas pesquisas, podemos concluir que a utilização de tecnologias digitais em sala de aula contribui significativamente ao processo de ensino-aprendizagem e possibilita aos alunos e professores a interação com o mundo digital e, também, o desenvolvimento do multiletramento, que contribuirá positivamente com o crescimento intelectual e social de todos.
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Referências
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