Semelhanças e diferenças nas personagens Vanju e Lourença em Cais da Sagração de Josué Montello

Autores

  • Samira Diorama Fonseca Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0003-7086-0487
  • Alberto Pereira Martins Júnior Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.56

Palavras-chave:

Semelhanças, Diferenças, Sociedade, Cais da Sagração, Vanju, Lourença

Resumo

O presente trabalho visa abordar as semelhanças e as diferenças que existentes entre as personagens Vanju e Loureça, no romance Cais da Sagração, do escritor Josué Montello. O breve estudo mostra traços importantes que levam o estudioso a refletir sobre o comportamento da mulher dentro da família patriarcal. O triangulo amoroso de Mestre Severino, Vanju e Lourença traz marcas que ainda existem na sociedade brasileira, a exemplo da submissão da mulher e da misoginia, problemas que são repassados de pai para filho. Na obra Cais da Sagração, as personagens femininas vão se encontrar e se separar pela forma de tratamento que é dispensada pelo barqueiro. Cabe então ao estudioso observar e tirar suas próprias conclusões sobre a sociedade daquele início do século XX até a atualidade. Para saber sobre as semelhanças e as diferenças entre Vanju e Lourença, utilizou-se como fundamentação nomes de importantes teóricos como Mary del Priore, Sueann Caulfield, Todorov, entre outros que serviram de base para este pequeno estudo aqui desenvolvido.  O romance Cais da Sagração, publicado no ano de 1971, mas, até os dias atuais, segue sendo uma história atemporal, pois infelizmente, na sociedade brasileira ainda é possível encontrar alguns Mestres Severinos, Vanjus e Lourenças, personagens de muitas tragédias nos lares das chamadas família tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Pereira Martins Júnior, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

Mestre em Cultura e Expressão Lusófonas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD (Portugal). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Letras/Inglês pela Faculdade São Francisco (FAESF).

Referências

CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940)

DEL PRIORE, Mary. Histórias e Conversas de Mulher. São Paulo: Planeta do Brasil, 2013.

MONTELLO, Josué. Cais da Sagração. 5. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1971.

MONTELLO, Josué. Diário do entardecer. Rio de Janeiro. RJ. Nova Fronteira, 1991.

NERES, José. Montello: O Benjamim da academia. São Luís. Carajás,2008.

STUART HALL. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende... et. al. - Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

TODOROV, Tzevetan. A Conquista da América: a Questão do Outro. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 1983.

Downloads

Publicado

12.02.2024

Como Citar

FONSECA, S. . D.; PEREIRA MARTINS JÚNIOR, A. Semelhanças e diferenças nas personagens Vanju e Lourença em Cais da Sagração de Josué Montello. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 45–55, 2024. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/56. Acesso em: 29 abr. 2024.