Conhecimentos linguísticos de concludentes do curso de letras da Universidade Estadual do Maranhão: um estudo com discentes do Campus de Itapecuru Mirim
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n2.54Palavras-chave:
Conhecimentos linguísticos, ENADE, Tecnologias digitaisResumo
O conhecimento linguístico é muito importante para a sociedade contemporânea, tal conhecimento possibilita aos indivíduos desenvolverem em suas práticas sociais diárias, habilidades como, ler, escrever e oralizar. Na linguística textual, o texto é compreendido como uma unidade de sentido que se torna evidente sob várias formas, e uma dessas, é a compreensão que deve ter o leitor dos sentidos do texto. Em vestibulares e outras avaliações, essa categoria é bastante explorada, portanto, torna-se de extrema relevância as experiencias e conhecimentos prévios dos indivíduos. Dito isto, buscamos neste trabalho identificar as habilidades linguísticas dos alunos concludentes do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão - Campus de Itapecuru Mirim, utilizando como técnicas, a pesquisa bibliográfica e a observação participante com identificação do autor em ambiente virtual. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários elaborados por intermédio da ferramenta tecnológica Google Forms aplicados no 7 º e 8º períodos do Curso de Letras, tendo como pano de fundo, questões selecionadas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE/2021. Como contribuição teórico-metodológica, buscamos autores como: Koch (2003); Bechara (2006); Geraldi (2006); Moran (2015;); Kastro e.al. (2013); Monteiro & Santos (2019, entre outros/as. É importante destacar que este estudo poderá evidenciar dados que possam diagnosticar a base linguística dos alunos supracitados. As análises dos questionários demonstraram que houve uma baixa adesão dos discentes na fase de aplicação do questionário, mas apesar de quantitativo baixo de participantes foi possível avaliar o desempenho dos acadêmicos no questionário linguístico extraído da prova do Enade.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso: 15/10/2021.
BECHARA, E. Ensino de gramática. Opressão? Liberdade? 12.ed. São Paulo: Ática, 2006.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GATTI, Bernardete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2006.
KASTRO, Purcell et al. (2013). Como os professores estão usando a tecnologia em casa e no Cassroms Washigton, DC: Internet & American Life Project do Pew Resead.
KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KOCH, I. V. As diferentes concepções de linguagem. In: A interação pela linguagem. 9. Ed. São Paulo: Contexto, 2004.
MONTEIRO, R.L.S & Santos D.S. (2019) A utilização da ferramenta google forms como instrumento de avaliação do ensino na escola superior de guerra. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). 4(.2):28-38. Acesso em 09 de julho d 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/72/106.
MORAN J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alberto Henrique Costa de Castro, Vanda Cristina da Fonseca Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.