Conhecimentos linguísticos de concludentes do curso de letras da Universidade Estadual do Maranhão: um estudo com discentes do Campus de Itapecuru Mirim

Autores

  • Alberto Henrique Costa de Castro Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) image/svg+xml
  • Vanda Cristina da Fonseca Magalhães Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) image/svg+xml

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n2.54

Palavras-chave:

Conhecimentos linguísticos, ENADE, Tecnologias digitais

Resumo

O conhecimento linguístico é muito importante para a sociedade contemporânea, tal conhecimento possibilita aos indivíduos desenvolverem em suas práticas sociais diárias, habilidades como, ler, escrever e oralizar. Na linguística textual, o texto é compreendido como uma unidade de sentido que se torna evidente sob várias formas, e uma dessas, é a compreensão que deve ter o leitor dos sentidos do texto. Em vestibulares e outras avaliações, essa categoria é bastante explorada, portanto, torna-se de extrema relevância as experiencias e conhecimentos prévios dos indivíduos. Dito isto, buscamos neste trabalho identificar as habilidades linguísticas dos alunos concludentes do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão - Campus de Itapecuru Mirim, utilizando como técnicas, a pesquisa bibliográfica e a observação participante com identificação do autor em ambiente virtual. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários elaborados por intermédio da ferramenta tecnológica Google Forms aplicados no 7 º e 8º períodos do Curso de Letras, tendo como pano de fundo, questões selecionadas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE/2021. Como contribuição teórico-metodológica, buscamos autores como: Koch (2003); Bechara (2006); Geraldi (2006); Moran (2015;); Kastro e.al. (2013); Monteiro & Santos (2019, entre outros/as. É importante destacar que este estudo poderá evidenciar dados que possam diagnosticar a base linguística dos alunos supracitados. As análises dos questionários demonstraram que houve uma baixa adesão dos discentes na fase de aplicação do questionário, mas apesar de quantitativo baixo de participantes foi possível avaliar o desempenho dos acadêmicos no questionário linguístico extraído da prova do Enade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Henrique Costa de Castro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando em letras: Língua portuguesa e Literaturas de Língua portuguesa, pela Universidade estadual do Maranhão (UEMA); graduando em Gestão Financeira, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); discente do curso técnico em informática, pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Aluno bolsista pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Área de pesquisa: Linguística, subárea onomástica, estudo da toponímia; Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) - Escrita acadêmica no Instagram: NORMALIZA.UEMA. Membro do grupo de estudos Atlas Toponímico do Estado do Maranhão (ATEMA); membro no grupo de pesquisa Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Educacionais do Maranhão (GELLEMA), da Universidade Estadual do Maranhão.

Vanda Cristina da Fonseca Magalhães, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduada em História (UEMA, São Luís-MA-2003); Graduada em Pedagogia (FAIBRA, Teresina-PI-2013). Pós-Graduação em Educação Especial (UEMA-2005); Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Pedagógica (FAMART, Itaúna-MG, modalidade a distância). Mestranda em Educação: Universidad Del Salvador- Buenos Aires-AR (em andamento). Atuou como professora voluntária nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental ? 4ª Série- anos de 2004 e 2005 ? Escola Comunitária Nossa Senhora das Graças. Professora no Ensino Médio de 2006-2010-SEDUC-MA; Professora dos Programas de Formação de Professores PQD, Darcy Ribeiro e Ensinar de 2006 a 2021.Professora Substituta de 2014 a 2022 ? Uema, nos Centros de Ensino Superior de Pres. Dutra; Itapecuru-Mirim e Lago da Pedra. Membro do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Educacionais do Maranhão (GELLEMA) - Universidade Estadual do Maranhão - Campus de Itapecuru-Mirim- MA, vinculado ao Curso de Letras. Áreas de interesse: Formação inicial e continuada de professores, Práticas Educativas, Currículo e Coordenação/Gestão Pedagógica. Participou do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação da Educação (GESTA) - Universidade Estadual do Maranhão/UEMA/ 2019-2021 desenvolvendo as atividades de organização e análise dos dados de pesquisas já levantados pelos bolsista de iniciação científica. Defendeu o artigo intitulado: A (des) conexão entre o ensino universitário e os saberes realmente construídos através da disciplina Prática Curriculares, no III Encontro Latino Americano de Educação - Inovações Curriculares latino-americanas: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Porto Alegre/2013. Tendo este artigo sendo publicado na Revista Êxitus - Universidade Federal do Oeste do Pará/2015. Teve o artigo: Formação Inicial de Professores e o Desafio do Trabalho do Pedagogo em Contextos de Infância Precarizada: questões para o currículo? Aprovado para defesa no 11º Congresso Internacional de Educação em Havana- Cuba/2018. Atuou como tutora on line no curso de Pós-Graduação em Gestão para Gênero e Raça ? UFMA- 2016-2017, UEMA, 2004 a 2010 tutora presencial nos Cursos de Magistério das Séries Iniciais e Pedagogia. Atualmente é professora substituta no Campus da Uema em Lago da Pedra. Aprovada no processo seletivo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, para professor formador orientador de trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos cursos de Graduação na modalidade a distância do Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES/UFMA/2021. Aprovada em Banca Examinadora para professor substituto - Campus Uema de Presidente Dutra (2014/2016); Campus de Itapecuru-Mirim (2019/2021). Campus de Lago da Pedra (2021/2022). Campus Itapecuru-Mirim (2022 em andamento). Professora de Pós-Graduação em Educação Especial / Inclusiva e Supervisão Pedagógica - IESP (Instituto Educacional e Profissional) 

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENADE. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso: 15/10/2021.

BECHARA, E. Ensino de gramática. Opressão? Liberdade? 12.ed. São Paulo: Ática, 2006.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GATTI, Bernardete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.

GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2006.

KASTRO, Purcell et al. (2013). Como os professores estão usando a tecnologia em casa e no Cassroms Washigton, DC: Internet & American Life Project do Pew Resead.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOCH, I. V. As diferentes concepções de linguagem. In: A interação pela linguagem. 9. Ed. São Paulo: Contexto, 2004.

MONTEIRO, R.L.S & Santos D.S. (2019) A utilização da ferramenta google forms como instrumento de avaliação do ensino na escola superior de guerra. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). 4(.2):28-38. Acesso em 09 de julho d 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/72/106.

MORAN J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG.

Downloads

Publicado

28.12.2023

Como Citar

CASTRO, A. H. C. de; MAGALHÃES, V. C. da F. Conhecimentos linguísticos de concludentes do curso de letras da Universidade Estadual do Maranhão: um estudo com discentes do Campus de Itapecuru Mirim . Revista Pergaminho, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 57–70, 2023. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/54. Acesso em: 23 nov. 2024.