As crianças e a educação infantil pelo olhar pedagógico de Laura Rosa

Autores

  • José Ribamar Neres Costa Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v3n1.57

Palavras-chave:

Educação Infantil, História da Educação, Família

Resumo

Este artigo tem dois objetivos principais: a) fazer um resgate histórico de uma obra pouco conhecida, mas que apresenta aspectos relevantes acerca da família e dos processos de ensino e aprendizagem no Brasil e no mundo ao longo da história da educação; b) proceder uma análise comparativa com relação a seu conteúdo e suas implicações na atualidade. O estudo é de natureza qualitativa e está centrado em pesquisa bibliográfica, a partir do método crítico-comparativo entre textos. Os principais teóricos utilizados como suporte ao estudo foram Ariès (2022), Priore (2021), Martorell (2014), Boyd e Bee (2011) e Alves e Araújo (2011), além do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao final da pesquisa, chegou-se a algumas considerações, como, por exemplo: há diferenças explícitas entre os sistemas educacionais adotados em épocas e culturas diferentes; em algumas de suas ideias, Laura Rosa demonstrava estar além de seu tempo, porém, em outros casos, suas concepções educacionais podem ser revistas e contestadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ribamar Neres Costa, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão

Graduado em Letras (UFMA), História e Pedagogia (Uninter), mestre em Educação (UCB) e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Uniderp)

Referências

ALVES, Laura Maria Silva Araújo; ARAÚJO, Sílvia Maria Araújo. Castigos corporais e disciplinamento na escola. In: CASTRO, César Augusto; CURY, Claúdia Engler. Objetos, práticas e sujeitos escolares no Norte e Nordeste. São Luís: Edufma/UFPB/Café & Lápis, 2011.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

BOYD Denise; BEE, Helen. A criança em crescimento. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BRASIL, República Federativa do. ECA – Estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Eureka, 2015.

CORRÊA, Viriato. Cazuza. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

DIARIO DA TARDE. Disponível em: http://memoria.bn.br/DOCREADER/docreader.aspx?BIB=388459. Acesso em: 26.06.2022.

FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. 39ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

LOBO, Antônio. Os novos atenienses. 5ª ed. São Luís: AML/Eduema, 2022.

MARTORELLI, Gabriela. O desenvolvimento da Criança: do nascimento à adolescência. Porto Alegre: AMGH, 2014.

MOTTA, Diomar das Graças (org.) Poesia Reunida de Laura Rosa. São Luís: Edições AML, 2016.

PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2013.

PRIORE, Mary Del. O cotidiano da criança livre no Brasil entre a Colônia e o Império. In: PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. 7ª ed. São Paulo: Contexto. p. 84-106.

RAMOS, Clóvis. As aves que aqui gorjeiam – Vozes femininas na poesia maranhense. São Luís: SIOGE, 1993.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica. São Paulo: Arvecamp, 2006.

ROSA, Laura. As crianças. Imprensa oficial: São Luís, 1909.

ROSA, Laura. As crianças. São Luís: Edufma, 2017. (org. de Diomar das Graças Motta).

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

SUHR, Inge Ranate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Downloads

Publicado

12.02.2024

Como Citar

NERES COSTA, J. R. As crianças e a educação infantil pelo olhar pedagógico de Laura Rosa. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 9–24, 2024. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/57. Acesso em: 21 nov. 2024.