Construindo um e-Book: processo de elaboração do livro manual para elaboração de TCC do Curso de Letras da UEMA
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n2.58Palavras-chave:
E-book, Trabalho de conclusão de curso, LetrasResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de elaboração do e-book Manual para elaboração de TCC do Curso de Letras da UEMA. Tal estudo se mostra necessário pois ressalta a importância do livro digital como um recurso mais acessível na divulgação de conhecimento. Para desenvolver esta pesquisa, recorremos principalmente ao Regimento dos cursos de graduação da UEMA (2019) e a componentes curriculares que tratam sobre o surgimento e modos de produção de um e-book. No decorrer do trabalho, faremos uso de conceitos como letramento acadêmico, multissemiose e hipertextualidade. A nossa metodologia resulta em uma pesquisa de caráter qualitativo, ou seja, é baseada na interpretação de uma experiência. Nossos dados mostram as etapas de produção do já citado e-book, detalhando a importância de cada uma dessas fases e os cuidados necessários durante o processo de criação desse tipo de material. Diante o exposto, podemos afirmar a relevância das ferramentas digitais na produção e divulgação do conhecimento acadêmico.
Downloads
Referências
COMO usar o Canva: passo a passo para criar peças profissionais. Pluga, 2022. Disponível em: https://pluga.co/blog/como-usar-canva/. Acesso em: 23 de nov. 2022.
DENZI, Norman. K; LINCOLN, Yvonna. S.; e Colaboradores. O planejamento da pesquisa qualitativa:
teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FISCHER, A. Letramento Acadêmico: uma perspectiva portuguesa. In: Revista Acta Scientiarum.
Language and Culture. Maringá, v.30, n.2, pp. 177-187, jul./dez., 2008.
FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
JOHNSON-EILOLA, Johndan. Reading and Writing in Hypertext: Vertigo and Euphoria. In: SELFE, Cynthia L. & Susan HILLIGOSS. (eds). 1994, pp. 195-219, 1994.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 28 out. 2022.
MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino et al. A normalização de trabalhos acadêmicos na Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17.,2012, Gramado. Anais eletrônicos [...]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10315. Acesso em: 28 out. 2022.
MIRANDA, Márcio Batista de; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. O ebook como mídia do conhecimento. In: VI SEMINÁRIO LEITURA DE IMAGENS PARA A EDUCAÇÃO: MÚLTIPLAS MÍDIAS, p. 139-150, 2013, Florianópolis. Anais. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/5932/Artigo12_15505120525828_5932.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.
MOTA JUNIOR, Julio Corcino Rodrigues. Recursos educacionais abertos: a construção de um ebook. In: CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Anais. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1854. Acesso em: 21 out. 2022.
PROCÓPIO, Ednei. O livro na era digital. São Paulo: Giz Editorial, 2010. Disponível em: https://www.edneiprocopio.com.br/wp-content/uploads/2022/04/O_Livro_na_Era_Digital.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.
REIS, Juliani Menezes dos Reis; ROZADOS, Helen Beatriz Frota. In: XIX SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (XIX SNBU), Manaus, 2016. Anais... Manaus, Brasil Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/151235/001009111.pdf Acesso em: 21 out. 2022.
ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília: Funag, 2012. v. 1. Disponível em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-887-historia_da_ciencia_volume_i_da_antiguidade_ao_renascimento_cientifico. Acesso em: 03 no. 2022.
ROVER, Ardinete; MELLO, Regina Oneda. Normas da ABNT: orientações para a produção científica. Joaçaba: Editora Unoesc, 2020. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/editora/Normas_da_ABNT_-_Miolo_-_2020.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.
SILVA, Everaldo da et al. Metodologia do trabalho acadêmico. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2010.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Sistema Integrado de Bibliotecas da UEMA. Manual para normalização de trabalhos acadêmicos. – 3. ed. rev. atual. e ampl. – São Luís: EDUEMA, 2019.
SOUZA, Clinio Jorge de. LETRAMENTO ACADÊMICO. 2012.
VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2012.
VIRGINIO, Rennam; NICOLAU, Marcos. Livro digital: percalços e artimanhas de um mercado em reconfiguração. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 14, 2012. Recife, PE. Anais. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-0794-1.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maurício Silva, Mateus Lopes Nascimento, Claudiene Diniz da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.