Construindo um e-Book: processo de elaboração do livro manual para elaboração de TCC do Curso de Letras da UEMA

Autores

  • Maurício Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) image/svg+xml
  • Mateus Lopes Nascimento Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) image/svg+xml
  • Claudiene Diniz da Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) image/svg+xml

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n2.58

Palavras-chave:

E-book, Trabalho de conclusão de curso, Letras

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de elaboração do e-book Manual para elaboração de TCC do Curso de Letras da UEMA. Tal estudo se mostra necessário pois ressalta a importância do livro digital como um recurso mais acessível na divulgação de conhecimento. Para desenvolver esta pesquisa, recorremos principalmente ao Regimento dos cursos de graduação da UEMA (2019) e a componentes curriculares que tratam sobre o surgimento e modos de produção de um e-book. No decorrer do trabalho, faremos uso de conceitos como letramento acadêmico, multissemiose e hipertextualidade. A nossa metodologia resulta em uma pesquisa de caráter qualitativo, ou seja, é baseada na interpretação de uma experiência. Nossos dados mostram as etapas de produção do já citado e-book, detalhando a importância de cada uma dessas fases e os cuidados necessários durante o processo de criação desse tipo de material. Diante o exposto, podemos afirmar a relevância das ferramentas digitais na produção e divulgação do conhecimento acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

*

Mateus Lopes Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Acadêmico do curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2020-) no Centro de Estudos Superiores de Itapecuru Mirim (CESIM), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor no Colégio Jesus Maria José (CJMJ), escola da rede privada de ensino, localizada em Itapecuru Mirim - MA. Tem interesse nos estudos sobre Literatura, História e Memória.

Claudiene Diniz da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professora da Universidade Estadual do Maranhão. Doutora em Estudo Linguísticos pela Universidade Federal de Minhas Gerais (Conceito 7) e com Pós-Doutorado na mesma instituição. Pesquisa a significação em diferentes perspectivas enunciativas. No mestrado, realizado na Universidade Federal do Piauí, focou no adjetivo na perspectiva enunciativa de Antoine Culioli e sua Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, orientada pela professora Maria Auxiliadora Ferreira Lima. No Doutorado, sob a orientação do professor Luiz Francisco Dias, realizou um estudo sobre a relação entre significação, linguagem e tecnologia. Faz parte dos grupos de estudos ENUNCIAR e atua como Coordenadora do Grupo de Pesquisa GELLEMA, Grupo De Estudos Linguísticos, Literários E Educacionais Do Maranhão, vinculado ao curso de Letras da UEMA de Itapecuru Mirim. Coordenadora do Projeto de Extensão Normaliza.UEMA, com financiamento institucional interno. Membro do projeto de pesquisa Diversidade Linguística e Cultural em comunidades quilombolas, rurais e indígenas, realizado em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Referências

COMO usar o Canva: passo a passo para criar peças profissionais. Pluga, 2022. Disponível em: https://pluga.co/blog/como-usar-canva/. Acesso em: 23 de nov. 2022.

DENZI, Norman. K; LINCOLN, Yvonna. S.; e Colaboradores. O planejamento da pesquisa qualitativa:

teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FISCHER, A. Letramento Acadêmico: uma perspectiva portuguesa. In: Revista Acta Scientiarum.

Language and Culture. Maringá, v.30, n.2, pp. 177-187, jul./dez., 2008.

FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

JOHNSON-EILOLA, Johndan. Reading and Writing in Hypertext: Vertigo and Euphoria. In: SELFE, Cynthia L. & Susan HILLIGOSS. (eds). 1994, pp. 195-219, 1994.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 28 out. 2022.

MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino et al. A normalização de trabalhos acadêmicos na Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17.,2012, Gramado. Anais eletrônicos [...]. Gramado: UFRGS, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10315. Acesso em: 28 out. 2022.

MIRANDA, Márcio Batista de; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. O ebook como mídia do conhecimento. In: VI SEMINÁRIO LEITURA DE IMAGENS PARA A EDUCAÇÃO: MÚLTIPLAS MÍDIAS, p. 139-150, 2013, Florianópolis. Anais. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/5932/Artigo12_15505120525828_5932.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

MOTA JUNIOR, Julio Corcino Rodrigues. Recursos educacionais abertos: a construção de um ebook. In: CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Anais. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1854. Acesso em: 21 out. 2022.

PROCÓPIO, Ednei. O livro na era digital. São Paulo: Giz Editorial, 2010. Disponível em: https://www.edneiprocopio.com.br/wp-content/uploads/2022/04/O_Livro_na_Era_Digital.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

REIS, Juliani Menezes dos Reis; ROZADOS, Helen Beatriz Frota. In: XIX SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (XIX SNBU), Manaus, 2016. Anais... Manaus, Brasil Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/151235/001009111.pdf Acesso em: 21 out. 2022.

ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília: Funag, 2012. v. 1. Disponível em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-887-historia_da_ciencia_volume_i_da_antiguidade_ao_renascimento_cientifico. Acesso em: 03 no. 2022.

ROVER, Ardinete; MELLO, Regina Oneda. Normas da ABNT: orientações para a produção científica. Joaçaba: Editora Unoesc, 2020. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/editora/Normas_da_ABNT_-_Miolo_-_2020.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.

SILVA, Everaldo da et al. Metodologia do trabalho acadêmico. 3. ed. rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2010.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Sistema Integrado de Bibliotecas da UEMA. Manual para normalização de trabalhos acadêmicos. – 3. ed. rev. atual. e ampl. – São Luís: EDUEMA, 2019.

SOUZA, Clinio Jorge de. LETRAMENTO ACADÊMICO. 2012.

VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2012.

VIRGINIO, Rennam; NICOLAU, Marcos. Livro digital: percalços e artimanhas de um mercado em reconfiguração. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 14, 2012. Recife, PE. Anais. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-0794-1.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.

Downloads

Publicado

28.12.2023

Como Citar

SILVA, M.; NASCIMENTO, M. L.; DA SILVA, C. D. Construindo um e-Book: processo de elaboração do livro manual para elaboração de TCC do Curso de Letras da UEMA. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 45–56, 2023. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/58. Acesso em: 21 nov. 2024.