O curso de extensão semipresencial em agroecologia de tingidor: formação da juventude em comunidades rurais
ARK:
https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n2.59Palavras-chave:
Agroecologia, Juventude, Itapecuru Mirim, TingidorResumo
O curso de extensão semipresencial em agroecologia elaborado e executado pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Maranhão, foi posto em prática na comunidade rural quilombola Tingidor, no município de Itapecuru Mirim, a partir da proposta de estruturação de um plano municipal de agroecologia que tem a participação de várias organizações de dentro e de fora do município. Mesmo sendo um curso já executado em outros municípios, em Tingidor estão sendo executadas novas experiências como o acompanhamento mais próximo dos professores e técnicos e a implantação de um campo comunitário agroecológico. Os resultados já são visíveis e incluem, em especial, a participação intensa da juventude e a formação de lideranças femininas.
Downloads
Referências
BEGNAMI, João Batista. Uma geografia da Pedagogia da Alternância no Brasil. a experiência das Casas Familiares Rurais. Brasília: UNEFAB, 2002. (Documentos Pedagógicos).
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BRAGA, Vívian. Cultura alimentar: contribuições da antropoliga da aimentação. SAÚDE REV., Piracicaba, 6 (13): 37-44, 2004
CALDART, Roseli Salete. Escolas do Campo e Agroecologia: uma agenda de trabalho com a vida e pela vida! Porto Alegre, fev 2016.
CALVÓ, Pedro Puig. Introdução: Centros familiares de formação em alternância. In: Pedagogia da Alternância e desenvolvimento. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias do Brasil, 1999.
CAPORAL Francisco Roberto. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. / – Brasília: 2009. 30 p.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24p. Brasília: MDA /SAF /DATER – IICA, 2004.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília/DF: MDA/SAF/DATER/IICA, 2004. 166p.
CASTRO, E. G. de; FERREIRA, A. T.; SERRADOURADA, R. N.; 3 CARVALHO, E. de. A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Organizadores: Regina Helena Rosa Sambuichi ... [et al.]. Brasília: Ipea, 2017.
CASTRO, E. G. Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria juventude rural. Rio de Janeiro: Contra Capa; Faperj, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2005. 653p.
MEDEIROS, Fabrício Sanches et al. A juventude em luta: a experiência de ser e construir um grupo de agroecologia. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 13, n. 1, jul. 2018.
PEREIRA, Tainan dos Santos. Análise ecológica e socioeconômica participativa da área coletiva de sistemas agroflorestais dentro da transição agroecológica do PA Cristina Alves, Itapecuru-Mirim – Maranhão / Tainan dos Santos Pereira. – São Luís, 2019.
SANTOS, Itaan de Jesus Pastor. Projeto Juventude, Agroecologia e Políticas Públicas nos Territórios Rurais Maranhenses. UEMA, 2019.
SANTOS, I.J.P; GONÇALVES, R.C. Curso de Extensão Semipresencial em Agroecologia: Inclusão Cidadã de Jovens do Campo pela Educação a Distância nos Territórios Maranhenses. EaD em Foco, V9, e752. 2019.
SOUZA, Valdeir Alves de. Agroecologia, juventude e permanência no campo: Uma relação possível? Dissertação de Mestrado; Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Itaan Santos, Edijanne Rocha Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.