O curso de extensão semipresencial em agroecologia de tingidor: formação da juventude em comunidades rurais

Autores

ARK:

https://n2t.net/ark:/35231/pergaminho.v2n2.59

Palavras-chave:

Agroecologia, Juventude, Itapecuru Mirim, Tingidor

Resumo

O curso de extensão semipresencial em agroecologia elaborado e executado pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Maranhão, foi posto em prática na comunidade rural quilombola Tingidor, no município de Itapecuru Mirim, a partir da proposta de estruturação de um plano municipal de agroecologia que tem a participação de várias organizações de dentro e de fora do município. Mesmo sendo um curso já executado em outros municípios, em Tingidor estão sendo executadas novas experiências como o acompanhamento mais próximo dos professores e técnicos e a implantação de um campo comunitário agroecológico. Os resultados já são visíveis e incluem, em especial, a participação intensa da juventude e a formação de lideranças femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itaan Santos, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

*

Edijanne Rocha Mendes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Engenheira Agrônoma, Labex, Diretora do curso Tecnologia em Fruticultura, UEMA.

Referências

BEGNAMI, João Batista. Uma geografia da Pedagogia da Alternância no Brasil. a experiência das Casas Familiares Rurais. Brasília: UNEFAB, 2002. (Documentos Pedagógicos).

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BRAGA, Vívian. Cultura alimentar: contribuições da antropoliga da aimentação. SAÚDE REV., Piracicaba, 6 (13): 37-44, 2004

CALDART, Roseli Salete. Escolas do Campo e Agroecologia: uma agenda de trabalho com a vida e pela vida! Porto Alegre, fev 2016.

CALVÓ, Pedro Puig. Introdução: Centros familiares de formação em alternância. In: Pedagogia da Alternância e desenvolvimento. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias do Brasil, 1999.

CAPORAL Francisco Roberto. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. / – Brasília: 2009. 30 p.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24p. Brasília: MDA /SAF /DATER – IICA, 2004.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília/DF: MDA/SAF/DATER/IICA, 2004. 166p.

CASTRO, E. G. de; FERREIRA, A. T.; SERRADOURADA, R. N.; 3 CARVALHO, E. de. A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Organizadores: Regina Helena Rosa Sambuichi ... [et al.]. Brasília: Ipea, 2017.

CASTRO, E. G. Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria juventude rural. Rio de Janeiro: Contra Capa; Faperj, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2005. 653p.

MEDEIROS, Fabrício Sanches et al. A juventude em luta: a experiência de ser e construir um grupo de agroecologia. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 13, n. 1, jul. 2018.

PEREIRA, Tainan dos Santos. Análise ecológica e socioeconômica participativa da área coletiva de sistemas agroflorestais dentro da transição agroecológica do PA Cristina Alves, Itapecuru-Mirim – Maranhão / Tainan dos Santos Pereira. – São Luís, 2019.

SANTOS, Itaan de Jesus Pastor. Projeto Juventude, Agroecologia e Políticas Públicas nos Territórios Rurais Maranhenses. UEMA, 2019.

SANTOS, I.J.P; GONÇALVES, R.C. Curso de Extensão Semipresencial em Agroecologia: Inclusão Cidadã de Jovens do Campo pela Educação a Distância nos Territórios Maranhenses. EaD em Foco, V9, e752. 2019.

SOUZA, Valdeir Alves de. Agroecologia, juventude e permanência no campo: Uma relação possível? Dissertação de Mestrado; Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

Downloads

Publicado

28.12.2023

Como Citar

SANTOS, I.; MENDES, E. R. O curso de extensão semipresencial em agroecologia de tingidor: formação da juventude em comunidades rurais. Revista Pergaminho, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 33–44, 2023. Disponível em: https://revistapergaminho.aicla.org.br/index.php/pergaminho/article/view/59. Acesso em: 21 nov. 2024.